quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dificuldades no Trabalho Comunitário

Cremos que trabalho comunitário não é um assunto de interesse geral. No entanto, é um assunto importantíssimo para todos nós que realizamos alguma atividade dentro da comunidade, independente do movimento ou da pastoral na qual atuamos. Não vamos falar aqui sobre os problemas que acontecem dentro de nossa comunidade ( Comunidade Nossa Senhora Aparecida), vamos falar de forma genérica.
Quando falamos em dificuldades, não estamos falando no fato de ser um trabalho voluntário, porque quando aceitamos essa missão uma das únicas coisas que temos certeza é o voluntariado. E por ser um trabalho não remunerado deve ser feito unicamente por amor a Cristo, à Igreja e aos irmãos. Por isso é tão importante.
É pena que a maioria das pessoas não dê a devida importância a esse trabalho, e também não escute o chamado da palavra de Deus. E, muitas vezes, ainda prefiram fazer outras atividades ao invés de freqüentar as missas e as celebrações na comunidade. Porém não vamos falar sobre essas outras atividades porque isso não vem ao caso. E já seria se meter na vida dos outros. E não é essa a nossa intenção.
Ao lado da falta de adesão a palavra, se encontram outros problemas, como por exemplo a falta de comprometimento de algumas pessoas, que assumem responsabilidades na comunidade. Essas pessoas muitas vezes não correspondem à expectativa, ou então não cumprem com os deveres assumidos, ou perdem o entusiasmo pelos trabalhos comunitários e acabam por abandonar suas tarefas, deixando-as incompletas. Isso acaba por comprometer o bom funcionamento da comunidade.
Para desempenhar qualquer atividade dentro de uma comunidade é necessário deixar o individualismo de lado. Muitas vezes esse é um dos principais motivos da falta de animo de algumas pessoas. Porque dentro da realidade de uma comunidade, na maioria das vezes, é necessário deixar os projetos pessoais de lado para pensar nos projetos coletivos. Lembrando sempre que o principal projeto de uma comunidade é o anuncio da palavra de Deus. E para isso é preciso ter ânimo e entusiasmo, pois a palavra é viva.
Devemos ter consciência de que a base da comunidade é o amor de Deus e a união dos irmãos. Por isso devemos viver unidos, caso contrario corremos risco de não estarmos pregando o Evangelho. E estarmos dando contra testemunhos cristãos.
Claro que esses não são problemas exclusivos da comunidade, mas da sociedade, de um modo em geral. E também não são todas as comunidades que enfrentam todos esses problemas. Quem sabe um dia voltaremos, a viver como as comunidades primitivas. E um dia possamos cantar os cristãos tem tudo em comum...

Elias Gomes da Silva

Nenhum comentário: