domingo, 26 de agosto de 2012

A QUEM IREMOS?




                               Acompanhamos hoje a última parte do capítulo 6  do evangelho de João. Jesus encerra seu discurso sobre o pão da vida, parte fortemente eucarística, e retoma o diálogo com os discípulos. Os discípulos estão escandalizados com as palavras de Jesus, e este tenta esclarecê-las ou confirmá-las. 
                     O escândalo por parte dos discípulos tem como motivo principal a afirmação de Jesus de que ele desceu do céu. Como era possível aquele Jesus que muitos conheciam desde sua infância em Nazaré, conheciam sua família, tivesse descido do céu. Eram palavras verdadeiramente duras para aquele povo e difíceis de receber aceitação por parte de muitos. E Jesus responde esse questionamento de maneira ainda mais impressionante: ele vai voltar para o céu! Por causa disso, muitos decidiram abandonar o caminho de Jesus. Não tinha como aceitar tudo aquilo.
               O espírito é fonte de vida e só ele é capaz de fazer compreender as verdades reveladas por Jesus. Isso foi o que aquelas pessoas não foram capazes de compreender. Ficaram presas unicamente ao aspecto material, físico, e por isso não conseguiram adentrar nestas verdades que só podem ser entendidas através do espírito. Se quisermos entender Jesus e suas palavras, temos que nos abrir ao Espírito. Temos que deixar ele agir em nós. Caso contrário, não conseguiremos dar passos com Jesus, ao menos passos significativos. Foi o que aconteceu com os que deixaram Jesus.
                Diante desta situação de desistência por parte de muitos, Jesus não se abate. Pelo contrário, ele se certifica se também algum dos doze não prefere voltar atrás. Entende-se que tudo aquilo que foi dito anteriormente é, de fato, muito importante. Jesus não tentou “maquiar” ou amenizar suas palavras. Fica evidente que seus discípulos devem aceitar e entender aquelas suas palavras. Caso contrário, é melhor que busquem outros caminhos.
               Mais uma vez a resposta do grupo é colocada nos lábios de Pedro. Resposta de uma beleza significativa: “'A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna... Tu és o santo de Deus”. Palavras ricas de conteúdo e de emoção. O verdadeiro discípulo de Jesus encontra n’Ele o sentido de sua vida e não sabe onde ir senão estar com o mestre. Ele tem palavras de vida, não palavras qualquer. Palavras de vida, porque podem transformar nossas existências e dá a elas vida, se nos abrimos a sua graça. Por fim, a profissão de fé em Jesus como o santo, ou o Filho de Deus (Mt 16,16).
                 Aprendamos, neste mês vocacional que já se encerra, buscar em Jesus palavras de vida. Ele que é o pão da Vida, pode ser nosso alimento até a vida eterna. Basta que creiamos e queiramos viver de acordo com sua palavra e seus ensinamentos. Que na vida de nossos irmãos e irmãs também sejamos presença desse Deus- amor que se doa como alimento para todos e que deseja que todos vivam fraternalmente.



Manoel Gomes Filho, seminarista paulino

Nenhum comentário: